QUEM MANDA?
O governo, o seu poder e influência na democratização da educação pela internet.
RADIODOCUMENTÁRIO
Esse episódio dará voz para quem manda. Uma visão governamental
sobre a Democratização da Educação
na Internet.

O que tem sido feito?
Com o crescente avanço do coronavírus no cenário mundial, foi necessário que muitas instituições de ensino adaptassem o seu estilo de ensino para com os alunos, decorrente ao isolamento social adotado em meio à pandemia.
A Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para educação, ciência e cultura, apresentou uma contagem global em março de 2020 referente a situação educacional atual causada pelos impactos do novo coronavírus. Na apuração, foram apontados mais de 1,5 bilhão de alunos afetados em 165 países pelo fechamento das instituições de ensino.
Para isso, foi lançado um acordo mundial para assegurar a educação à distância aos países afetados. "Esta coalizão constitui um apelo à ação coordenada e inovadora para descobrir soluções que ajudem os alunos e os professores (...) dando uma atenção especial à inclusão e à equidade", ressalta a organização com sede em Paris.
Aqui no Brasil já existiam programas do Governo Federal para democratizar o acesso à internet nas escolas. O Projeto “Política de Inovação Educação Conectada”, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições governamentais e não governamentais. Visando levar internet de alta qualidade e velocidade e universalizar o acesso nas escolas públicas. Esse projeto abrange a especialização dos professores para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em sala de aula. Com isso, podem oferecer conexão e conteúdos digitais para alunos e professores.
Isso é o suficiente?
Para que as medidas tecnológicas sejam efetivas, todos os alunos precisam do acesso à internet. Mas essa não é a realidade brasileira. Segundo a Pesquisa TIC Domicílio, realizada em 2018, mais de 30% das casas não têm nem sequer acesso à internet, em sua maioria de famílias mais carentes e com menor renda.
De quem é a responsabilidade?
Quais são as maiores dificuldades encontradas para que a democratização da internet seja feita? Existem políticas públicas voltadas para que o acesso à internet chegue a todas as escolas do Brasil? Em meio à pandemia, o Governo se adaptou ou criou novos incentivos para promover a educação no país? Quem manda em tudo isso, está fazendo sua parte?